MAIORES BENEFÍCIOS DO PILATES NA TERCEIRA IDADE

Na terceira idade, o corpo apresenta-se mais frágil e a pessoa fica sujeita à diversas patologias, por isso, é muito importante praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação durante essa fase.

10 MAIORES BENEFÍCIOS DO PILATES NA TERCEIRA IDADE

A terceira idade é uma fase da vida que chega para todos os seres humanos trazendo grandes mudanças.

Segundo o IBGE, existem cerca de 23,5 milhões de brasileiros na terceira idade e estipula-se que em 2026, o Brasil será o sexto país com mais idosos no mundo.

Na terceira idade, o corpo apresenta-se mais frágil e a pessoa fica sujeita à diversas patologias, por isso, é muito importante praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação durante essa fase.

Quando se pratica Pilates, o corpo ganha um maior condicionamento que ajuda no fortalecendo dos músculos e na melhora da flexibilidade, por isso, o Método é um grande aliado para as pessoas que se encontram na terceira idade.

Sendo assim, criamos este texto para você entender melhor como o corpo funciona na terceira idade, quais patologias podem acometer o ser humano neste período e quais são os 10 principais benefícios que o Pilates proporciona para ajudar no envelhecimento saudável. Confira agora!

Entrando na terceira idade

terceira-idade-1

A terceira idade começa a partir dos 60 anos e caracteriza-se por mudanças físicas e orgânicas do ser humano, alterando suas funções e trazendo mudanças nos seus comportamentos.

O envelhecimento ocorre em diferentes aspectos da vida podendo ser elas: biológicas, sociais, psicológicas, econômicas e políticas, dependendo de diversos fatores ocorridos nas fases anteriores da vida.

Por isso, a terceira idade não incorpora em um único conceito, já que a idade cronológica pode não ser a mesma que a idade biológica e social do ser humano.

Com a chegada da terceira idade, a pessoa apresenta dores articulares, diminuição da flexibilidade, força e equilíbrio.

Além disso, a mente também passa por alterações onde em alguns casos, a memória é afetada e a atenção consequentemente acaba diminuindo.

Sendo assim, é muito importante que esta pessoa possua uma vida ativa praticando atividades físicas e se alimentando de forma adequada para que seu corpo possa envelhecer de forma saudável.

Ter uma juventude saudável, também ajuda com a chegada da terceira idade, pois assim, o corpo já possui uma estabilidade física e as perdas de nutrientes são menores.

Patologias que acometem o corpo com a chegada da terceira idade

terceira-idade-2
 

Quando o ser humano chega na terceira idade, o corpo fica mais propenso a adquirir patologias.

Isso acontece pois nessa fase o corpo perde nutrientes e os músculos juntamente com os ossos ficam mais frágeis.

Dentre as patologias que podem acometer o corpo durante este período da vida podemos citar:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Osteoporose;
  • Problemas cardíacos;
  • Avc;
  • Pneumonia;
  • Perda da audição;
  • Alzheimer;
  • Diminuição da capacidade pulmonar;
  • Problemas de circulação;
  • Catarata;
  • Artrose;
  • Perda da coordenação motora;
  • Alteração da postura;
  • Perda da flexibilidade.

Para combater essas patologias que podem acometer a saúde na terceira idade, é importante praticar atividades físicas para que o corpo possa ser estimulado e o indivíduo passa envelhecer saudavelmente.

Pilates na terceira idade

terceira-idade-3
 

O Pilates é um método criado por Joseph Pilates que tem por objetivo realizar movimentos de alongamento que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução.

O Método é uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, o Pilates através de seus movimentos suaves e contínuos, melhora a concentração, o fortalecimento e estabiliza os músculos centrais do corpo.

Além disso, o Método atua na postura, alongando e tonificando os músculos sem exageros.

Os movimentos do Pilates podem ser realizados tanto para garantir o condicionamento físico de uma pessoa saudável quanto para reabilitar os indivíduos que possuem algum tipo de lesão.

Desta forma, o Pilates garante diversos benefícios para as pessoas que se encontram na terceira idade, pois além de fortalecer, ele também auxilia para a reabilitação das patologias que tendem acometer o corpo nessa fase. 

Benefícios do Pilates na terceira idade


terceira-idade-4

 

Quando se pratica Pilates, o ser humano garante diversos benefícios para sua vida, ajudando tanto nos aspectos corporais, quanto mentais.

Quando o Método Pilates é aplicado na terceira idade, os benefícios também são garantidos, ajudando na prevenção de diversas doenças e ajudando a ter uma vida mais saudável.

Confira agora os 10 principais benefícios do Pilates na terceira idade:

 

1- Reduz as dores


Quando se entra na terceira idade, é comum que o indivíduo sinta dores nas articulações.

Isso acontece, pois com o tempo, os ossos tendem a se desgastarem causando certos tipos de problemas que consequentemente geram dores.

Quando se pratica Pilates na terceira idade, o corpo todo se movimenta, trabalhando todas as articulações de uma só vez.

Desta forma, o indivíduo garante uma melhor estabilidade do corpo e as dores desaparecem.

 

2- Previne lesões


Na terceira idade as lesões podem ser mais comuns devido aos desequilíbrios corporais que causam quedas e aos desgastes que ficam mais propensos nesta fase da vida.

Praticando Pilates, a pessoa fortalece seu corpo e garante maior condicionamento físico, dessa forma, as lesões desaparecem e as chances de surgirem novas é muito menor.

 

3- Corrige a postura


Com a chegada da terceira idade, o corpo muda e a coluna tende a envergar gerando então as más posturas.

O Pilates trabalha diretamente com a postura ao realizar os movimentos que fortalecem a coluna e ajudam a garantir uma consciência corporal.

Sendo assim, o indivíduo melhora sua postura e garante uma consciência corporal para que seu corpo continue “nos eixos”.

 

4- Fortalece o corpo


Quando o corpo alcança a terceira idade, ele se torna mais frágil e vulnerável, desta forma enfraquecendo todo o corpo.

Praticando Pilates, o indivíduo fortalece seu corpo e ganha mais energia para realizar suas tarefas do dia-a-dia.

 

5- Evita doenças e reabilita as patologias já existentes


Com a chegada da terceira idade, são diversas as patologias que podem acometer o corpo causando dores e fadiga.

Os movimentos do Pilates trabalham todo o corpo e auxiliam para a prevenção de doenças ajudando a fortalecer, garantindo um maior condicionamento.

Os exercícios do Método atuam também na musculatura com o intuito de fortalecer, colaborando com a melhora do quadro clínico na região do corpo que se encontra fragilizada.

Por isso, um dos principais motivos que levam as pessoas  a praticarem o Método é pela ajuda na reabilitação.

terceira-idade-5

6- Aumenta a flexibilidade

 

A flexibilidade é um dos maiores ganhos que o ser humano adquire a partir do momento em que começa a praticar Pilates.

Esta flexibilidade é garantida através dos exercícios do Método que trabalham constantemente o corpo alongando e tonificando.

Desta forma, o indivíduo garante uma maior flexibilidade mesmo durante a terceira idade.

 

7- Aumenta o equilíbrio


Com o passar dos anos, o equilíbrio do corpo acaba ficando reduzido deixando a pessoa mais propensa a quedas.

Isso acontece pois com a chegada da terceira idade, o corpo perde a força e isso afeta o equilíbrio do corpo.

Praticando o Método Pilates, o ser humano ganha força, assim, seu equilíbrio é restaurado e as chances de sofrer quedas são bem menores.

 

8- Estimula a consciência corporal


A partir do momento em que essa pessoa passa a entender como seu corpo funciona, ela terá uma maior consciência corporal e estará colaborando para a melhora da sua saúde sem precisar para auxiliar o tempo todo nesse quesito.

 

9- Melhora a atenção


Quando uma pessoa chega na terceira idade, é normal que ela fique dispersa de vez em quando, porém quando isso acontece frequentemente, ela acaba prejudicando seu rendimento.

O Pilates na terceira idade trabalha a concentração, pois é necessário entender os movimentos que são propostos para realiza-los corretamente.

Assim, o indivíduo garante uma melhor concentração e se beneficia não só na hora de praticar o Método, mas também no seu dia-a-dia.

 

10- Proporciona um imenso bem-estar


Quando uma pessoa passa a praticar Pilates independentemente de sua idade, seu círculo de amizade aumenta, pois haverá diversas pessoas praticando o Método no mesmo local.

Além disso, por garantir tantos benefícios, o Pilates promove um imenso bem-estar que auxilia para uma vida mais feliz.

 

Conclusão

terceira-idade-6

Praticar Pilates na terceira idade é essencial para envelhecer com saúde pois o método proporciona diversos benefícios que melhoram (e muito) a vida dos praticantes.

Sendo assim, não perca mais tempo, corra agora e leve seu avô ou avó para começar a praticar com você, assim, não só eles, mas você também estará garantindo diversas mudanças positivas para seu corpo.

Mas lembre-se, na terceira idade, não é necessário esperar ter algum problema para começar a praticar Pilates. O importante é que se comece a praticar desde já para ajudar na prevenção!

 

Fonte: revistapilates.com.br


Clique para compartilhar:

Entre em contato para marcar uma consulta


Enviar

Entre em contato


Centro Médico Salvador
Av Juracy Magalhães Jr, nº 2490
Salas 501, 504 e 507
Salvador/BA

Unidade Lauro de Freitas
Estação Villas Shopping, Sala 304
Villas do Atlântico

(71) 3508-5143


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades